terça-feira, 1 de dezembro de 2015

O que são inselbergs? "What are inselbergs?"

        
         No meio científico, afloramentos rochosos que surgem abruptamente na paisagem, de composição principalmente granítica e gnáissica, são denominados inselbergs, termo oriundo da língua alemã (Insel = ilha e Berg = montanha). Quando apresentam formato arredondado e estão inseridos em uma matriz florestal, são chamados de pães de açúcar. Essas formações datam de mais de 550 milhões de anos e estão distribuídas em escudos cristalinos de todos os continentes, tendo os trópicos como centro de diversidade biológica. No Brasil, ocorrem em grande concentração nas regiões Nordeste e Sudeste, especialmente nos domínios da Caatinga e da Floresta Atlântica. Entretanto, com exceção do Rio de Janeiro, onde está localizado o famoso Pão de Açúcar, diversos aglomerados magnificentes desses afloramentos são desconhecidos por grande parte da população, por exemplo, no nordeste de Minas Gerais e nas porções norte e sul do Espírito Santo. 
        Por isso, vos apresento em singelas fotos a quantidade de pães de açúcar espalhados pelo território brasileiro:



        E crescem plantas nessas pedras? Sim. Várias plantas, pertencentes a diferentes famílias, possuem estratégias que as permitem crescer sobre a rocha. Muitas delas são raras e endêmicas desses locais. Algumas espécies de bromélias e cactos, por exemplo, crescem diretamente sobre a rocha nua, formando uma malha vegetal, com aparência de tapete:



No contexto da flora brasileira, os inselbergs atuam como refúgios de alta diversidade de plantas dentro da Mata Atlântica, e por isso devem ser estudados e preservados.  




Um comentário:

  1. Excelente exposição e explicação... Quem poderia imaginar tamanha beleza e diversidade de plantas nestes pães de açúcar...

    ResponderExcluir